Artigos
ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
A MUSICOTERAPIA NUM CONTEXTO EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO
- Laryane Carvalho Lourenço da Silva
-
Enviado
-
29 junho 2021
-
Publicado
-
30-12-2011
Resumo
Observamos que um dos grandes desafios da Musicoterapia nos dias atuais, além de sua busca por uma fundamentação teórica e legitimação dos espaços por ela ocupados, é a inserção de sua prática nos diversos contextos problemáticos e complexos que encontramos em nossos países latinos, já que dividimos com estes, situações semelhantes de desigualdade social. Dentre esses contextos, destacamos a prática educacional nas escolas públicas brasileiras, especificamente, nas do Rio de Janeiro, que encontra dificuldades reais no que condiz às condições de trabalho, de ensino e estruturais. Este artigo apresentará e tentará “pensar junto” sobre a prática da Musicoterapia num espaço educacional, o limite difuso existente entre a Musicoterapia e a educação neste espaço, e principalmente, a necessidade de um diálogo cada vez mais interdisciplinar nas escolas públicas brasileiras com o intuito de abrir soluções coletivas para a superação de suas dificuldades.
-
Daniel Santana,
Veronica Lelis,
Waleska Tigre,
Estela Candido,
TELEATENDIMENTO DE MUSICOTERAPIA A UM GRUPO DE MULHERES EM DISTANCIAMENTO SOCIAL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 29 – 2020
-
Felipe Fernandes Nascimento,
Kelly Patrícia Lima Nilo,
Frederico Gonçalves Pedrosa,
Estudo de caso sobre canções compostas em musicoterapia com pessoas com uso prejudicial de substâncias
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXV – NÚMERO 35 – 2023
-
Bruna Meneses,
Fernanda Santos,
Giovana Brizolla,
Lívia Quintanilha,
Luiz Costa-Lima Neto,
Naurinei Costa,
Paulo Alexandre Monteiro,
Suzana de Alencar Freitas,
Vinicius Martins,
MUSICOTERAPIA, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MUSICALIZAÇÃO TERAPÊUTICA: UMA ENTREVISTA COM ANA SHEILA TANGARIFE
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 28 – 2020
-
Maria Luiza Silva Pinho,
Verônica Magalhães Rosário,
Frederico Gonçalves Pedrosa,
Musicoterapia com mulheres: uma pesquisa a partir da experiência de profissionais e estudantes no Brasil
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
-
Paula Zoe Gelerstein Moreyra,
Verónika Diaz Abrahan,
Modulação da percepção da dor através da música e da vibroacústica. uma revisão da literatura
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 34 – 2022
-
Henryque de Medeiros Cunha,
Rosemyriam Cunha,
Gislaine Cristina Vagetti,
PUBLICAÇÕES DA REVISTA BRASILEIRA DE MUSICOTERAPIA DE 2009-2019. UMA REVISÃO DE ESCOPO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
-
Sergio Alexandre de Almeida Aires Filho,
Mauro Pereira Amoroso Anastácio Junior,
PLANEJAMENTO DE CARREIRA EM MUSICOTERAPIA: ELABORANDO UM PLANO DE AÇÃO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 31 – 2021
-
Mário Henrique Borges de Oliveira Costa,
Claudia Regina de Oliveira Zanini,
A musicoterapia no tratamento de adolescentes automutiladores
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
-
Fernanda Perla R. A. Aragão,
Felipe de Paula Silva,
Sheila M. Ogasavara Beggiato,
“Cantação de História”: um relato de experiência baseado na adaptação da técnica de contar estória
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 34 – 2022
-
Marli Gimenez,
Pedro Gonçalves,
Scheila Amorim,
MUSICOTERAPIA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.