Artigos
ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
A MUSICOTERAPIA NUM CONTEXTO EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO
- Laryane Carvalho Lourenço da Silva
-
Enviado
-
29 junio 2021
-
Publicado
-
30-12-2011
Resumen
Observamos que um dos grandes desafios da Musicoterapia nos dias atuais, além de sua busca por uma fundamentação teórica e legitimação dos espaços por ela ocupados, é a inserção de sua prática nos diversos contextos problemáticos e complexos que encontramos em nossos países latinos, já que dividimos com estes, situações semelhantes de desigualdade social. Dentre esses contextos, destacamos a prática educacional nas escolas públicas brasileiras, especificamente, nas do Rio de Janeiro, que encontra dificuldades reais no que condiz às condições de trabalho, de ensino e estruturais. Este artigo apresentará e tentará “pensar junto” sobre a prática da Musicoterapia num espaço educacional, o limite difuso existente entre a Musicoterapia e a educação neste espaço, e principalmente, a necessidade de um diálogo cada vez mais interdisciplinar nas escolas públicas brasileiras com o intuito de abrir soluções coletivas para a superação de suas dificuldades.
-
Mariana Késsia Andrade Araruna,
Renato Tocantins Sampaio,
Adecuación del protocolo clínico para el paciente con afasia global y disartria por secuelas de acv isquémico
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 33 – 2022
-
Yadira Albornoz,
TEORÍA DE MUSICOTERAPIA IMPROVISATORIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIV – NÚMERO 12 – 2012
-
Graciela Broqua,
RITMOS COTIDIANOS ANTES Y DURANTE LA CUARENTENA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 29 – 2020
-
André Brandalise,
Aigen, Kenneth. The Study of Music Therapy: Current Issues and Concepts. Nova York: Routledge, 2014.
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 19 – 2015
-
André Brandalise,
MUSICOTERAPIA MÚSICO-CENTRADA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 19 – 2015
-
Shirlene Vianna Moreira,
Tereza Raquel de Melo Alcântara-Silva,
Delson José da Silva,
Marcos Moreira,
NEUROMUSICOTERAPIA NO BRASIL: ASPECTOS TERAPÊUTICOS NA REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIV – NÚMERO 12 – 2012
-
Rosemyriam Cunha,
Cynara Molina de Freitas,
Felipe de P. Silva,
Fernanda Perla R. A.Aragão,
Fernando Toshikazu Senda,
Henryque de M. Cunha,
Júlia A. Ramos,
Maico A. Lourenção,
Stefanie M. Reis,
Musicoterapia en la enseñanza remota
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
-
Reinaldo Lafuza Junior,
Sheila Beggiato,
LA PERSPECTIVA DE LOS MUSICOTERAPEUTAS SOBRE LOS FENÓMENOS INTERACTIVOS EN EL TRABAJO CON GRUPOS EN SALUD MENTAL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 31 – 2021
-
Graciela I. Broqua,
VOCES CON TRAQUEOTOMÍA: EXPERIENCIA PROFESIONAL REFLEXIVA EN MUSICOTERAPIA CON MULTIDISCAPACIDADES EN UN CENTRO EDUCATIVO-TERAPÉUTICO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 34 – 2022
-
Tereza Raquel de Melo Alcântara-Silva,
Eliane Correia Miotto,
Shirlene Vianna Moreira,
MUSICOTERAPIA, REABILITAÇÃO COGNITIVA E DOENÇA DE ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 17 – 2014
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.